Convênio entre Estado e prefeitura de Ouro Fino garante castração de 1,2 mil animais 

  • ícone de compartilhamento

Um mutirão para castração de cães e gatos marcou o final do convênio entre a Prefeitura de Ouro Fino e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O acordo, que teve duração de um ano e meio, permitiu a realização do procedimento a 1.204 animais .

Na última semana do mutirão foram castrados 220 cães e gatos. O convênio foi firmado com recursos de emenda parlamentar, que destinou R$ 100 mil para o trabalho, dividido em duas etapas. A primeira foi realizada por meio de uma clínica veterinária da cidade, que fez, em oito semanas, 600 castrações. A segunda contou com o auxílio do Castramóvel, veículo adaptado, que, em três visitas ao município, realizou o procedimento em 604 animais.

“O convênio, que previa a castração de 1.065 cães e gatos, ultrapassou a meta original em 13%, com 1.204 castrações. O resultado superou as expectativas de resultado e entrega para a população”, destaca o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.

Conforme informações da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema), o município de Ouro Fino tem cerca de 8 mil cães e gatos. Os mutirões atingiram 14% dessa população. O prefeito do município, Henrique Wolf, reforça que o programa busca soluções para um problema social e lembra que é importante trabalhar para evitar o crescimento da população de animais de rua.

A Semad assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas à fauna doméstica no Estado em 2019, após a reforma administrativa do Executivo. A secretaria tem prestado apoio aos municípios para a estruturação de iniciativas voltadas à proteção e ao manejo de animais domésticos, como determina a Lei Estadual 21.970/2016.

“O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos estabelece convênios firmados junto a Organizações de Sociedade Civil (OSCs) e municípios mineiros. O objetivo é empregar unidades móveis e clínicas para castrações gratuitas, que buscam a promoção do bem-estar animal em Minas”, explica a coordenadora de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, acrescenta que a atividade também permite a identificação de animais e a construção de um banco de dados atualizado. “Com essas informações pretendemos otimizar o manejo e avaliar a efetividade das iniciativas já implementadas”, diz.