Copasa Conecta discute impactos da interrupção dos serviços provocados pela natureza e por terceiros
A primeira edição do programa Copasa Conecta discutiu, na segunda-feira (30/8), os impactos da interrupção dos serviços de saneamento provocados por causas naturais e por terceiros. O objetivo foi trabalhar o entendimento da prestação do serviço de saneamento no ambiente regulado.
As interrupções causadas por eventos da natureza são imprevisíveis ou de difícil previsão, mas possíveis de serem evitadas ou impedidas. Esses eventos provocam inúmeras consequências na prestação do serviço público de saneamento com efeitos para as empresas e para seus clientes.
Os casos de inundações e as interrupções de energia, devido às descargas atmosféricas, por exemplo, danificam estruturas e unidades operacionais, impedindo a continuidade da prestação do serviço. Já os impactos causados por terceiros são decorrentes da ação humana. Eles também podem afetar a infraestrutura e o funcionamento de unidades operacionais. São decorrentes de furtos de cabos elétricos, de equipamentos e atos de vandalismo, por exemplo, que impedem a regularidade e a continuidade da prestação de serviços causando prejuízos para as empresas e seus clientes.
Segundo o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Castro, ouvir o público diversificado no evento permitirá que companhias e agências reguladoras possam aprimiorar ações adotadas a partir do diálogo no Copasa Conecta. "Entendemos como importante a troca de experiências, dividir situações complexas que certamente não requerem soluções simples", afirma.
Saiba mais em www.copasa.com.br.