Copasa reforça compromisso com desenvolvimento sustentável

  • ícone de compartilhamento

A Copasa participou da 1ª edição do Programa Ambição pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Década de Ação, que integra a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em reunião virtual, o diretor-presidente da companhia, Carlos Eduardo de Castro, e CEOs de outras empresas compartilharam experiências na jornada pelo alcance das metas estabelecidas para os ODS da ONU.  

O projeto Ambição é uma jornada que propõe o aumento do nível de ambição das empresas com relação às metas dos ODS. O objetivo é engajar líderes, além de reforçar a importância de se estabelecer metas ambiciosas para o alcance dos objetivos globais. Em todo o mundo, já são mais de 650 empresas envolvidas com o programa. 

Entre as empresas participantes estão: Copasa, Afya Educacional, Banco Tribanco, BRK Ambiental, Enel Brasil, Iguá Saneamento, Special Dog Company e SPIC Brasil. 

Água

A experiência da Copasa na jornada dos ODS foi apresentada pelo diretor-presidente, que também reforçou a importância da água para a sobrevivência e saúde humanas.

"Sabemos das graves dificuldades que o Brasil enfrenta com relação aos recursos hídricos. Anteriormente, já vínhamos com um movimento extremamente importante por meio do programa Pró-Mananciais, que tem a capacidade de gerar impactos locais e, ao mesmo tempo, contribuições que vão além das fronteiras dos municípios que integram esse programa” destacou, na agenda dessa quinta-feira (12/8).

Aos participantes, Carlos de Castro detalhou que a iniciativa Pró-Mananciais envolve comunidades, mais precisamente os pequenos agricultores, com foco na conservação de rios e nascentes, contribuindo para que eles também sejam produtores de água.

"O Pró-Mananciais é uma ação que vai além da nossa operação do dia a dia e, somada às grandes metas que temos com relação à universalização do serviço de saneamento, a expectativa é de gerar um ciclo virtuoso nesse processo. Temos uma clareza na Copasa sob a ótica de cuidar da água e gerar valor para as pessoas", afirmou.

Fortalecer a atuação em conjunto das empresas de Minas Gerais para o alcance das metas dos ODS é outro objetivo da companhia. Segundo o diretor-presidente, a atuação em rede vai contribuir e muito para enfatizar a relevância do setor de saneamento no alcance da Agenda 2030. 

Objetivos 

Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Trata-se de um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas e enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos, sobretudo na área de saneamento. O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias, influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores. 

Pacto Global 

Criada em 2003, a Rede Brasil responde à sede do Pacto Global, em Nova York (EUA), e preside o Conselho das Redes Locais na América Latina. Os projetos conduzidos no país são desenvolvidos por meio das Plataformas de Ação (Ação pela Água, Ação pelo Agro Sustentável, Ação pelos Direitos Humanos, Ação pelo Clima, Ação contra a Corrupção, Ação pelos ODS e Ação para Comunicar e Engajar) e dos programas internacionais. Atualmente estão em andamento cerca de 40 iniciativas, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, assim como agências da ONU e agências governamentais.