Copasa vai ampliar sistema de esgotamento de São João Nepomuceno
A Copasa formalizou, nesta quinta-feira (15/7), a ordem de serviços para avanço das obras de ampliação e melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de São João Nepomuceno, na Zona da Mata de Minas Gerais. A segunda etapa das intervenções terá investimento de R$ 21,5 milhões. As obras terão início imediato e deverão ser concluídas em fevereiro de 2023.
Nesta etapa complementar serão construídas mil novas ligações de esgoto; mais de 1,8 mil metros de redes coletoras; 9.096 metros de interceptores; três estações de bombeamento de esgoto (estações elevatórias) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para tratar 50 litros de esgoto por segundo.
Essas obras somam-se às da primeira etapa que estão em andamento, iniciadas em agosto de 2020, em que a Copasa está investindo cerca de R$ 3,5 milhões na construção de 1,1 mil metros de redes coletoras; mais de 9 mil metros de interceptores e uma unidade de bombeamento de esgoto. A previsão é que essa etapa seja concluída até agosto deste ano.
O investimento irá beneficiar diretamente mais de 20 mil são-joanenses com a coleta e o tratamento de esgoto, proporcionando uma melhora na qualidade de vida com a redução nos casos de doenças. Também promover a valorização imobiliária e do turismo, além de maior atratividade para os investidores. As unidades também trarão benefícios diretos para o Ribeirão São João, pois impedirão que o esgoto seja despejado in natura no manancial.
Atuação
A Copasa é a concessionária de abastecimento de água de São João Nepomuceno desde 1975, quando assumiu a prestação dos serviços do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da sede municipal.
Em 2017, a companhia assumiu também a concessão dos serviços de abastecimento de água dos distritos de Carlos Alves, Ituí, Roça Grande e Taruaçu e do povoado de Araci. Neste mesmo ano, a Copasa também passou a ser a prestadora de serviços de esgotamento sanitário, assumindo o compromisso de coletar e tratar o esgoto doméstico gerado na cidade.