Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realiza efetivação de cadetes

  • ícone de compartilhamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu a cerimônia de entrega do Espadim Dom Pedro II aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO-2022). O ato, realizado na Academia de Bombeiros Militar (ABM) na sexta-feira (18/11), marca a efetivação do cadete na corporação. Ao término do CFO, o aluno torna-se aspirante a oficial e troca o espadim por uma espada, símbolo do oficialato.

“Em primeiro lugar, tenham orgulho de pertencer a esta corporação, que hoje é referência no Brasil na atividade de salvar e também na prevenção de diversas emergências. Trabalhem com todo o esforço e lembrem-se - todas as vezes que estiverem com esse Espadim - da honra do cadete, da história do Corpo de Bombeiros e do compromisso firmado em prestar o melhor serviço à sociedade”, ressaltou o comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo, que presidiu a solenidade. “O soldado da vida não decepciona em se empenhar e ao se doar, mesmo com o sacrifício da própria vida”, concluiu, além de agradecer aos familiar, aos profissionais e ao povo mineiro pela confiança no trabalho desenvolvido. 

O governador Romeu Zema também enviou uma mensagem aos cadetes. "Este ato simbólico marca o começo de uma caminhada de coragem e determinação e reafirma também o compromisso com o Corpo de Bombeiros de salvar e valorizar vidas. É uma honra poder contar com vocês na proteção e na segurança do nosso estado. Os mineiros sabem que podem contar com os bombeiros que são sempre o amigo certo nas horas incertas", ressaltou.

A solenidade ainda contou com a presença do comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do ar, aviador José Henrique Kaipper; o desmbargador do Tribunal de Justiça Militar,  coronel BM Osmar Duarte Marcelino; o capitão de mar e guerra Washington Luiz Vieira de Barros; o chefe do Estado-Maior dos Bombeiros, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o comandante da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares e demais autoridades e convidados.

Origem

O Espadim é uma arma constituída pela união harmônica do aço, ouro e marfim e é símbolo da autoridade, da honra militar e da dignidade do cadete. Tem sua origem na Rússia, na época do czar Alexandre Terceiro, e era destinado aos príncipes do império para que os portassem até estarem aptos a exercer a função de comando.