Corpo de Bombeiros realiza Seminário Internacional de Gestão do Risco de Desastres

  • ícone de compartilhamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e agentes da Segurança e Defesa Civil discutem, nesta sexta-feira (24/5), num encontro com representantes do Japão, um tema que tem dominado a mídia brasileira e internacional. Tendo em vista os desastres socioambientais no cenário mineiro nos últimos meses, o debate e a capacitação sobre o assunto tornam-se fundamentais na construção de um estado cada vez mais capaz de evitar e superar catástrofes.

A 6ª edição do Seminário Internacional de Gestão do Risco, realizada pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio de vários órgãos, examina e amplia o planejamento do governo mineiro em incutir no estado a cultura da construção de cidades resilientes, campanha lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010.

As parcerias do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão (ACCTBJ), Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte e, ainda, Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/CEDEC) proporcionam a realização de mais um evento que não poderia ser mais oportuno.

O objetivo do seminário é disseminar a cultura de gestão do risco de desastre para bombeiros militares, agentes de defesa civil, estudantes e profissionais do ramo, de modo a capacitá-los a atuarem como multiplicadores do tema em suas respectivas regiões em eventuais desastres.

O seminário discutirá estratégias de preparação de cidades para desastres, fluxos orçamentários envolvendo níveis de Defesa Civil, entre outros assuntos. O evento contará com a presença de palestrantes internacionais e bombeiros militares com formação internacional em desastres.

 

Serviço

Evento: Seminário Internacional de Gestão do Risco de Desastres

Data: 24/5

Local: Rod. Papa João Paulo II, 4143, Auditório JK. Bairro Serra Verde

Horário: 7h às 18h

Clique aqui para conhecer os temas e os palestrantes.

Atenção: Haverá fontes para conversar com os jornalistas. O credenciamento não é necessário para profissionais da imprensa.