Curso de observador de tempestades capacita voluntários e ajuda na precisão das previsões 

  • ícone de compartilhamento

Você sabe o que faz um observador de tempestades e como se tornar um? Neste mês de setembro, curiosos poderão participar de um curso gratuito sobre o assunto. A capacitação é on-line e qualquer pessoa pode participar. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo perfil @prevots_svr no Twitter.

A atividade é disponibilizada pelo Departamento de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e outras instituições federais e estaduais. Durante o curso, o Igam ficará responsável pela validação do material didático digital, escrito e audiovisual, pelos procedimentos de reconhecimento visual de situações atmosféricas extremas e de busca de proteção pessoal.

Intensivo

Com duração entre 4 e 5 horas, a iniciativa vai treinar os interessados para a análise de tempestades e a identificação de fenômenos de tempo severo, tais como vendavais com rajadas de vento maior ou igual a 90 km/h ou danos por vento, granizo maior ou igual a 2 cm de diâmetro e tornados, que impactam social e economicamente as cidades. No curso de observadores de tempestade, os alunos vão aprender a identificar a formação de tempestades, seus diferentes tipos e como classificá-las.

Outro aprendizado será a identificação de características visuais da atmosfera que antecedem fenômenos meteorológicos para relatar, de forma precisa, ocorrências de tempo severo e enviar para os órgãos de análise. “A pessoa será capacitada para observar, analisar e reportar, corretamente e de forma segura, os fenômenos de tempo severo”, destaca o meteorologista do Igam, Guilherme Schild.

Saiba mais sobre a iniciativa em www.meioambiente.mg.gov.br.