Curso virtual de Turismo certifica mais de 160 pessoas
Turismo sustentável, gestão e planejamento turísticos são alguns dos temas tratados no curso gratuito de Introdução ao Turismo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) em agenda regular.
A turma mais recente concluiu em maio o curso realizado em plataforma de ensino a distância. Até o momento, 167 pessoas foram certificadas, título que é conferido ao participante após a conclusão da grade e respectiva avaliação.
Objetivos
A capacitação foi baseada no preparo de gestores, agentes públicos e privados e demais pessoas interessadas no tema Turismo. A carga horária de 30 horas foi dividida em tópicos como cadeia produtiva do Turismo, importância do planejamento turístico e participativo, Turismo sustentável e gestão e fortalecimento do trabalho regional integrado.
A Diretoria de Capacitação e Qualificação da Secult foi a responsável por acompanhar e auxiliar os alunos, que tiveram direito a material didático composto por textos, documentos acadêmicos, vídeos, apresentações infográficas, links e exercícios para fixação do conteúdo.
A superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, explica que a oferta de cursos de capacitação gratuitos e on-line é uma ação regular e objetiva incentivar a busca por conhecimento na cadeia do Turismo.
Ela considera a plataforma de ensino a distância uma ferramenta fundamental, principalmente em tempos de distanciamento social. “É uma área que demanda muito planejamento e atualizações constantes, ainda mais em meio à crise que estamos vivenciando. O curso Introdução ao Turismo foi uma boa oportunidade para quem pode aproveitar o tempo de quarentena para melhorar sua qualificação e se preparar melhor para as oportunidades que virão após as atividades turísticas voltarem”, avalia.
Agenda
Os próximos cursos gratuitos e a distância da Secult previstos para 2020 serão sobre “Marketing Turístico – Estratégias para Promover Meu Destino”; “Elaboração do Plano Municipal de Turismo”, “Regionalização do Turismo”, “Operacionalização do Sistema de Inventário da Oferta Turística de MG” e “Geração de Relatório e Apresentação de Dados: Uso de Ferramentas Gratuitas”.
A agenda será divulgada no início do segundo semestre deste ano.