Debate marca Dia Internacional da Corrupção

  • ícone de compartilhamento

Encontro on-line, realizado no Dia Internacional Contra a Corrupção, em 3/12, contou com a participação de representantes dos poderes e órgãos de controle de Minas Gerais e referências nacionais no assunto, como o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.  

Em debate, alternativas para uma real mudança no índice de corrupção brasileiro. O grupo também discutiu o trabalho em rede, a transparência pública e a mudança de cultura por parte da população e dos governantes.

Neste ano, o objetivo do evento foi compartilhar os avanços alcançados e refletir sobre os desafios do setor público em face da atual crise sanitária mundial, dando destaque às investigações relativas à covid-19. O grupo destacou ainda dados sobre prevenção e transparência em Minas Gerais, com ênfase na necessidade de estratégias de atuação em rede para o combate à corrupção.

Repercussão

O governador Romeu Zema gravou um vídeo em que ressaltou a importância do tema.  “O combate a corrupção é uma das principais bandeiras do meu governo. A corrupção mata pessoas, deixa crianças sem escolas e afeta tudo de forma negativa na sociedade”, afirmou.

Rodrigo Fontenelle, controlador-geral do Estado e coordenador executivo da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco -MG) abordou as ações realizadas diante da pandemia, de modo que as contratações emergenciais fossem realizadas da forma mais transparente e íntegra possível. “A gente conseguiu realmente fazer uma diferença em termos de articulação, esse é o principal ponto de qualquer rede de controle e na Arcco não é diferente”, afirmou.

Fontenelle também apontou o bom resultado de Minas Gerais nos rankings de transparência em contratações emergenciais, com notas 95 no ranking da Open Knowledge Brasil e 96 no ranking de Transparência Internacional. Luciana Cássia Nogueira, auditora-geral, também participou do evento falando sobre as ações investigativas e preventivas da Arcco e da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) neste período de combate à covid-19.

Todos os painéis temáticos e palestras do evento podem ser assistidas pelo canal da CGE no Youtube. Acesse aqui

Conheça a Arcco

Constituída em 2009, a Arcco é um espaço colegiado permanente composto por órgãos e entidades de controle que atuam perante a administração pública estadual e municipal em Minas com o objetivo de trabalhar articuladamente pelo combate à corrupção e aperfeiçoamento da gestão pública.