Debates ajudam a alinhar manejo de bacias hidrográficas em Minas
Durante uma semana, de 30/3 até 6/4, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizará três consultas públicas referentes aos Planos Diretores de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Rio São Mateus, Rios do Leste e Rio Mucuri. As reuniões serão transmitidas via internet e abertas à participação das comunidades.
Nesta fase, empresas contratadas para atuar na bacia apresentam à população dados e cenários cenários socioeconômicos sobre a bacia hidrográfica a todos os atores envolvidos no assunto: comitês de bacia, população, Governo do Estado, prefeituras, setor produtivo e demais interessados.
A iniciativa prevê a elaboração de planos de ações contemplando os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo e ações para cumprimento. O Plano Diretor é um instrumento de gestão da Política Estadual de Recursos Hídricos, estabelecido pela Lei 13.199/99, com objetivo de definir a agenda de recursos hídricos para as bacias hidrográficas do Estado.
Rio Mucuri
A consulta pública para a etapa de prognóstico do Plano Diretor da bacia hidrográfica do Rio Mucuri será nesta terça-feira (30/3), das 15h às 17h. Faça a inscrição aqui e assista neste link. Outras informações disponíveis nas redes sociais.
Rio São Mateus
A consulta pública referente ao Plano Diretor de Recursos Hídricos será na quarta-feira (31/3), das 10h às 12h. O mesmo link dá acesso a inscrição e à reunião. Já o acesso para assistir à consulta deverá ser feito clicando aqui. Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais.
Rios do Leste
No caso da Bacia Hidrográfica dos Rios do Leste, a consulta pública refere-se aos rios Buranhém (BU1), Jucuruçu (JU1), Itanhém (IN1), Peruípe (PE1), Itaúnas (IU1), Itapemirim (IP1) e Itabapoana (IB1). A reunião está marcada para 6/4, das 10h às 12h. Faça a inscrição neste site e acesse a reunião neste link. Informações disponíveis nas redes sociais.