Defesa Civil Estadual desenvolve ações em apoio às famílias que vivem próximas à barragem em Itatiaiuçu
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) participou, nesta terça-feira (9/7), em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo horizonte (RMBH), do desenvolvimento e verificação do andamento das ações de assistência e evacuação das famílias afetadas em razão do novo estudo sobre as condições da Barragem da Mina Serra Azul. A avaliação constatou que as medidas adotadas estão em conformidade com a metodologia de ajuda humanitária e protocolos de proteção da Defesa Civil de Minas Gerais.
Após análise de georreferenciamento realizado em campo, das 23 residências apontadas anteriormente como localizadas em área de risco, seis foram descartadas por estarem em áreas seguras e outras duas inseridas na análise por estarem na área de risco, totalizando assim 19 residências afetadas.
Ações
Entre as ações desenvolvidas no local, dez famílias terão os terrenos delimitados por cercas de contingência, mas não vão ser evacuadas. Mais seis residências em situação emergencial já tiveram as cercas instaladas. Outras quatro casas têm previsão de instalação de cercamento para esta quarta-feira (10/7).
Das 19 famílias em áreas de risco, sete já se encontram em novas casas, das quais seis foram alugadas e uma família está em casa de parentes. Outras duas famílias estão em processo final de seleção e ajustes dos imóveis, com previsão de finalização até esta quarta-feira.
As novas famílias vão ser incluídas no Termo de Acordo Preliminar (TAP), assinado em 21/2/2019 junto ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Comissão de Representantes dos Afetados. As questões relativas a pagamento mensal emergencial, hospedagem e aluguel para as famílias removidas preventivamente (incluindo seus animais domésticos), bem como a conservação e a manutenção dos imóveis desocupados, estão descritos no TAP.
No dia 6/4/2019, foi realizado um simulado em Itatiaiuçu com o objetivo de preparar a comunidade em caso de uma eventual emergência. Participaram do simulado 250 pessoas de um total de 400 registradas na localidade.