Defesa Vegetal do IMA emite 124 mil documentos sanitários em 2020

  • ícone de compartilhamento

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), concluiu, nessa quinta-feira (4/2), relatório técnico inédito sobre trânsito e comércio de vegetais com restrições sanitárias do estado. O documento dá suporte ao setor produtivo e apresenta ações da defesa vegetal em Minas. Consulte o relatório em www.ima.mg.gov.br.

“O relatório técnico mostra como a agricultura mineira é competitiva e como a força da defesa sanitária vegetal contribui para que os produtos mineiros transportados e comercializados em todo o país sejam preservados do risco de disseminação de pragas”, afirma o fiscal agropecuário do IMA, engenheiro agrônomo, Leonardo do Carmo.

Entre os dados apresentados, destaca-se a emissão de 124.765 documentos sanitários referentes à Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). Esse é um item obrigatório que valida a sanidade dos produtos quando os elos da agricultura deslocam ou vendem itens das lavouras e pomares mineiros. 

Diante da pandemia, o IMA tem se adaptado e aprimorado as atividades. Após os primeiros impactos negativos, que culminou na redução de PTVs, o cenário se recuperou com a implantação da fiscalização remota, se mantendo similar aos anos anteriores.

Defesa Sanitária Vegetal

Atentos aos produtos submetidos na defesa com inspeções sanitárias, os fiscais trabalham para que frutas, legumes e verduras cheguem com segurança e qualidade à mesa do consumidor mineiro. Os profissionais atuam em plantações, pomares, estabelecimentos comerciais e nas barreiras sanitárias instaladas em rodovias de todo o estado.