Demandas para academias ao ar livre serão monitoradas pelo governo
O Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira (28/10), uma plataforma virtual para monitorar e acompanhar as doações de Academias ao Ar Livre para os municípios do estado. O objetivo é tornar o processo de doação dos aparelhos mais eficiente e transparente.
A cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), a plataforma será utilizada pelo Poder Executivo como instrumento para verificação de necessidade de doação de academias quando estas forem indicadas via emenda parlamentar.
O instrumento consultivo - e não obrigatório - permitirá que seja feita uma análise da demanda, de forma a monitorar a necessidade ou não de mais aparelhos para atendimento localizado ao público. Aqueles cuja demanda exceder a quantidade de aparelhos/academias previstas para o espaço deverão justificar a necessidade.
Estudo
O estudo realizado para a criação da ferramenta envolve academias doadas aos municípios desde 2016 e a consolidação de dados foi feita a partir de critérios como período diário de uso dos equipamentos, perfil socioeconômico da população, faixa etária, tempo de permanência em cada equipamento e especificidades da academia. Considera, ainda, a quantidade de pessoas que podem utilizar um mesmo equipamento simultaneamente.
Os resultados mostram que as academias, que são doadas aos municípios por meio de emendas parlamentares, são suficientes para atendimento da população em 72 dos 853 municípios mineiros.
Com a consolidação dos dados e apresentação da plataforma para os parlamentares, os representantes eleitos pela população poderão indicar equipamentos para as cidades com maior demanda, evitando que, por exemplo, alguma cidade ou região receba aparelhos em excesso.
O sistema, que está disponível para consulta neste link https://bit.ly/34s56Oa, também será apresentado para os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).