Desenvolvimento Econômico realiza reunião do Conselho Deliberativo e Assembleia Metropolitana da RMVA

  • ícone de compartilhamento

Os membros do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e Assembleia Metropolitana da Região Metropolitana, do Vale do Aço estiveram reunidos na segunda-feira (26/8), para deliberar a respeito da gestão do Vale do Aço. A reunião foi presidida pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães Chaves.

Desde a reforma administrativa do Governo de Minas Gerais, as Agências de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do estado, incluindo a Agência de Desenvolvimento da RMVA, passaram a integrar o sistema de Desenvolvimento Econômico do estado. “Tornar mais robustas as Agências de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas, como agentes ativos de desenvolvimento econômico local, é uma prioridade neste governo”, destaca Adriano.

O conselho e a assembleia são instâncias máximas de deliberações do sistema de gestão metropolitana, instituídos pela Lei Complementar 90/2006. Compõem a assembleia os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais dos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, quatro representantes do Governo de Minas Gerais e um representante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O conselho é composto por representantes das quatro prefeituras municipais, do Governo de Minas Gerais, da ALMG e da sociedade civil.

O chefe de Gabinete da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Renato Martins, debateu sobre o processo de reestruturação do órgão como a recomposição da equipe, economia gerada com a redução de contratos e os projetos prioritários.

Durante a reunião, também foram detalhadas as etapas de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). O gerente de Planejamento Metropolitano, Cauan Bittencourt Lana, explicou que o projeto está em fase de consultas públicas e reuniões junto aos técnicos dos poderes públicos municipais.

A “V Conferência Metropolitana” também foi um dos itens da pauta. Com o tema “Ressignificando o Vale do Aço: planejar o futuro rediscutindo o passado”, o conselho deliberou que o evento será realizado nos dias 20 e 21 de novembro deste ano. O presidente da Assembleia Metropolitana, Celinho do Sinttrocel, ainda pontuou a respeito da necessidade de implantação de um projeto de monitoramento por câmeras dos pontos de entrada e saída da RMVA.