Desenvolvimento Social prepara técnicos e gestores para atendimento ao trabalhador
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, certificou nesta quinta-feira (9/5), na Cidade Administrativa, gestores e técnicos dos Sines, Cras e Creas pelo programa Qualifica-se. Ao todo 53 agentes públicos de 21 municípios mineiros foram capacitados.
A intenção da secretaria é preparar instrutores para lidar com as demandas de emprego no interior e região metropolitana. Com isso, temas como “Contextualização do Mercado de Trabalho” e “Comportamento Empreendedor” foram abordados entre os principais assuntos do curso, que teve duração de três dias.
Para Henrique Araújo, diretor de Formação Profissional, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, a formação é um importante instrumento de alinhamento das políticas públicas de trabalho e emprego com os municípios.
O curso foi ministrado por técnicos da Sedese, do Sebrae, Senac e palestrantes parceiros da área da Psicologia, Pedagogia e Coaching Profissional.
Olhar humanizado
No encerramento do curso, o subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos, reforçou a importância do olhar humanizado para orientar o cidadão que está à procura de emprego. “O desemprego gera muita angústia para o cidadão. À medida em que o profissional é qualificado com novas metodologias, o Estado consegue prestar um serviço de qualidade com o olhar humanizado. Isso causa um impacto gigantesco na vida das pessoas”, afirmou.
Ainda de acordo com o subsecretário, o fomento ao empreendedorismo também é uma forma de estimular talentos para a geração de emprego e renda local.
Qualifica-se
O Qualifica-se é uma iniciativa da Sedese que promove cursos, palestras, orientação profissional para os trabalhadores, prioritariamente jovens, que buscam os serviços oferecidos nas unidades dos Sines, Cras e Creas.
O programa atende ainda, outros setores públicos que prestam serviços no âmbito das políticas de trabalho, emprego e renda para a inserção e ou recolocação no mercado de trabalho.