Dia Mundial da Educação: famílias destacam importância do ensino
Neste ano, o Dia Mundial da Educação, lembrado nesta terça-feira (28/4), não pôde ser celebrado nas escolas. Mas, mesmo diante do isolamento social imposto pela Covid-19, pais, alunos e a comunidade em geral prestam homenagem aos educadores e destacam a importância não apenas das atividades de ensino, mas também de ferramentas e estratégias que estão sendo elaboradas para reduzir o impacto do longo período fora das salas de aula.
Em Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o desenvolvimento de ferramentas de ensino tem atendido a pedidos de pais, alunos, professores e gestores escolares que, além de sentirem falta do convívio social, também estão preocupados com as consequências da pausa nos estudos. Eles lembram que garantir o acesso à educação para todos é uma das premissas lembradas nesta data.
Atividades
Girlene Almeida Santos, mãe de Júlia Almeida dos Santos, aluna da Escola Estadual João dos Santos Amaral, no município de Bandeira, na região do Jequitinhonha, ressalta a disponibilidade de atividades remotas para os estudantes. “Sei da importância da escola na vida da minha filha e dos outros alunos. Seria interessante o Estado viabilizar videoaulas ou algum material para enviar para os estudantes. Também sei que existem muitas realidades sociais, mas a escola conhece a história de cada um dos seus alunos”, afirma.
Giovana de Oliveira, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Marciano Brandão, em Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, também destaca a importância de atividades. “Entendo que a suspensão das aulas é a melhor maneira de lidarmos com a pandemia. Porém, acredito que seja importante darmos continuidade ao ano letivo por meio de atividades remotas. Instituições privadas de ensino já iniciaram esse processo e nós, alunos de escola pública, estamos preocupados com as perdas que poderemos ter, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima".
A aluna reconhece que haverá dificuldades, mas prefere apostar no aprendizado que o momento levará para todos. "Assim que as dificuldades forem superadas, teremos uma experiência com grandes ganhos para todas as partes”, comenta.
Em Águas Vermelhas, no Norte de Minas, a aluna da Escola Estadual Coronel José Venâncio de Sousa, Thayná Gonçalves Santos, fala da saudade que sente da escola e deixa uma mensagem de esperança. “A minha escola é maravilhosa e é muito importante estudar e aprender coisas novas. Juntos nos tornamos mais capazes. Não vejo a hora de reencontrar os meus amigos, professores e funcionários. Cada um fazendo a sua parte, logo estaremos juntos”, diz.
Regime de Estudo não Presencial
Como forma de garantir que não haja interrupção total das atividades escolares, a Secretaria de Estado de Educação elaborou o Regime de Estudo não Presencial para alunos da rede estadual de ensino.
A iniciativa terá três frentes de atuação: Plano de Estudo Tutorado (PET), programa de TV “Se Liga na Educação” e um reforço na disseminação das informações no site e redes sociais da SEE. Todas as frentes foram pensadas de modo a garantir o máximo de inclusão e participação dos estudantes das escolas estaduais. As atividades serão realizadas a distância e as unidades escolares continuarão fechadas.
Dia Mundial da Educação
O Dia Mundial da Educação é dedicado ao incentivo e conscientização sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade.
Instituída durante o Fórum Mundial de Educação, há 20 anos, por líderes de 164 países – incluindo o Brasil –, em Dakar, no Senegal, a data simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030.