Dicas técnicas por app aproximam Emater-MG e produtores rurais em Diamantina
O distanciamento social e o teletrabalho, impostos pela pandemia de covid-19, poderiam ter prejudicado o atendimento aos produtores rurais nos municípios da Unidade Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Diamantina. Mas a criatividade e a motivação dos técnicos da empresa superaram as dificuldades. As orientações começaram a ser divulgadas pelo WhatsApp.
As consultorias englobam diversas atividades produtivas, como horticultura, fruticultura e bovinocultura, além de ações ambientais e de comercialização. De abril a julho de 2020, as equipes locais da empresa atenderam 4.579 clientes por meio do aplicativo de mensagens. Em agosto de 2020, a meta de atendimento para todo o ano já havia sido superada.
A coordenadora técnica regional, Claudete Souza e Costa, teve a ideia de atender os clientes virtualmente para manter o vínculo dos técnicos locais com os agricultores familiares e não interromper o serviço de assistência, mesmo diante da crise na saúde pública. Os demais funcionários, tanto da unidade regional quanto dos escritórios locais, passaram a contribuir nesse processo, com a produção de materiais com dicas técnicas, chamados cards.
Divisão
Foram organizados grupos de produtores, divididos por assuntos de interesses comuns. Antes de serem divulgados, os informativos eram analisados e validados por uma comissão de técnicos da regional. A ação permitiu também a continuidade do atendimento aos clientes de um contrato com a mineradora Anglo American, que aprovou a sugestão da assistência técnica remota, e manteve o pagamento das mensalidades do contrato firmado com a Emater-MG.
“Os produtores ficam satisfeitos, porque os textos são curtos, em linguagem acessível. As letras têm tamanho e formato adequados para facilitar a leitura e, também, inserimos imagens para facilitar o entendimento das mensagens. Quando querem informações complementares sobre os assuntos abordados, os produtores entram em contato por telefone ou até pessoalmente, agora que os atendimentos presenciais estão sendo normalizados”, conta Claudete.
Os temas definidos para os cards foram: agroecologia; café; culturas outras – exceto café; horticultura e fruticultura; bovinocultura; criações – pequenos animais; meio ambiente; e agroindústria e saúde, com foco nas orientações para enfrentamento à covid-19.
Continuidade
Sempre que necessário, foram feitos atendimentos posteriores complementares. Além de manter o contato com os produtores rurais, a iniciativa ainda ajudou a Emater-MG a organizar os clientes por grupos de interesse, com monitoramento constante. A distribuição dos cards deve entrar na rotina da Unidade Regional de Diamantina, mesmo com o retorno às atividades presenciais, como destaca a coordenadora Claudete Costa.