Discussão sobre exportações do agro mineiro terá continuação em 30/3

  • ícone de compartilhamento

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã nessa terça-feira (23/3), o primeiro dia do VI Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural - Cenários e Perspectivas de Exportações e Importações do Agronegócio Mineiro. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), terá, na próxima terça-feira (30/3), a transmissão ao vivo de seu segundo dia de palestras e debate. Para se inscrever, clique aqui.

Com pouco mais de 3 horas de transmissão, o primeiro dia teve um total de 473 reproduções, com um pico simultâneo de 160 espectadores. Em sua sexta-edição, o seminário, que teve início em 2019, propõe reflexão sobre a política pública de exportação e importação do agronegócio de Minas. “Vamos avaliar quais as estratégias que o país e o estado estão utilizando, identificando as oportunidades, desafios e gargalos”, detalhou o superintendente de Economia e Inovação Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo.

Na abertura, a secretária Ana Maria Valentini lembrou que, apesar de marcado pela pandemia, com mudança na dinâmica de praticamente todos os setores da economia mundial, o ano de 2020 teve o maior volume de produtos agropecuários exportados da história de Minas Gerais.

“Foram 12,7 milhões de toneladas embarcadas. Tivemos também a segunda maior receita de exportações, com US$ 8,7 bilhões, o que representou 33,2% de todas as vendas externas do estado. Nossos produtos foram enviados para 172 países. E, por isso, visando aprofundar as discussões dessa importante pauta para o nosso setor, escolhemos este para ser o tema da primeira edição de 2021 do Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural”, pontuou a secretária.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, também destacou a importância da agropecuária para a economia do estado. “Minas Gerais foi abençoada com tantas riquezas naturais, com uma potencialidade do agronegócio tão grande, que somos gigantes do café, do leite, da soja e de diversos outros produtos, que geram muito emprego, muita renda e muita participação no PIB. Por isso costumo dizer que as políticas de desenvolvimento econômico não acontecem só na Sede, e que a Seapa é uma grande responsável pelo desenvolvimento econômico desse setor tão importante”, reforçou.

As palestras completas e o debate final do primeiro dia estão disponíveis neste link.


Serviço:

VI Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural - Cenários e Perspectivas de Exportações e Importações do Agronegócio Mineiro - 2º dia

Data: 30/3/2021 (terça-feira)

Hora: 9h

Transmissão: canal da Seapa no YouTube

Inscrições: clique aqui