Divulgadas empresas autorizadas a participar do PMI para concessão do Ibitipoca  

  • ícone de compartilhamento

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicou, nessa quinta-feira (20/8), no Diário Oficial de Minas Gerais, a lista das empresas autorizadas a apresentarem projetos, levantamentos e investigações para a estruturação da concessão à iniciativa privada do Parque Estadual do Ibitipoca. Agora, os empreendimentos autorizados devem entregar os estudos necessários para continuidade do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em até 120 dias.

Estão autorizadas a participar do PMI as empresas Houer Consultoria e Concessões Ltda., Parquetur Participações S.A., e, em associação, Vallya Advisors Assessoria Financeira Ltda., e Plantuc Consultoria Socioambiental LTDA-EPP. O Ibitipoca é a primeira das unidades de conservação gerenciadas pelo IEF que faz parte do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) a ter seu PMI lançado. O procedimento pode ser acompanhado neste link.

O Parque Estadual do Ibitipoca é, entre os parques estaduais, a unidade de conservação mais visitada de Minas Gerais, com cerca de 100 mil pessoas por ano e arrecadação em torno de R$ 1,8 milhão anual. Ele está localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, e possui como principais atrativos a Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos, o Pico do Pião e o Pico da Lombada. O parque abriga ainda mirantes, grutas, praias de água doce, cachoeiras e piscinas naturais, além de incríveis paisagens e uma vasta diversidade de fauna e flora.

Parc

O Parc é uma iniciativa do Governo de Minas que envolve o IEF, e as secretarias de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Cultura e Turismo (Secult) e de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). O programa tem objetivo de desenvolver e implantar modelos de parcerias e concessões ambientais voltados para o aprimoramento e a diversificação dos serviços turísticos das unidades de conservação do estado.

Entre os objetivos específicos, destacam-se a redução de custos de manutenção e manejo nessas unidades, visando a alocação de recursos públicos de forma mais eficiente; a geração de novos negócios, emprego e renda para a população; a diversificação das oportunidades de lazer em meio à natureza, ampliando o acesso da sociedade às áreas naturais protegidas do estado, além da estruturação de projetos de concessões e parcerias piloto.

Veja a lista completa das unidades de conservação que estão inseridas no Parc:

PE do Ibitipoca

PE do Rio Preto

PE do Rio Doce

PE do Sumidouro

PE Serra do Rola Moça

MN Peter Lund

MN Gruta Rei do Mato

PE do Itacolomi

PE Biribiri

PE Serra do Papagaio

PE de Nova Baden

PE Mata do Limoeiro

FLOE Uamii

PE Serra do Brigadeiro

PE Pico do Itambé

PE Serra Nova

PE Lapa Grande

PE Pau Furado

PE Serra das Arara

APA Parque Fernão Dias