Divulgado resultado do 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento

  • ícone de compartilhamento

BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado (FCS) divulgaram, nesta quarta-feira (3/11), o resultado do 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento. Dentre 90 propostas recebidas, 20 foram selecionadas e outras dez foram classificadas para a lista de suplentes. 

A nova edição do prêmio propôs aos realizadores o desafio de pensar um Cinema de Invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945 – 2003), de temática livre. Essas obras estão ligadas à produção experimental. No contexto do prêmio, é um estímulo aos processos criativos que apresentem propostas estéticas e conceituais com a utilização de meios de produção de baixo custo, popularizados com o acesso à tecnologia digital.

O 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento tem como objetivo premiar e estimular a cadeia produtiva voltada para profissionais independentes do cenário audiovisual mineiro. 

A Comissão de Seleção foi composta por Ana Carolina Soares (cineasta e roteirista), Graziela Medrado (diretora criativa, curadora e consultora de projetos) e Marco Antônio Pereira (diretor e produtor). O julgamento teve como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que utilizaram criativamente de meios de produção a baixo custo; a relevância conceitual; a inovação; o impacto social e cultural; e a pertinência ao tema proposto.

Todos os 20 filmes premiados serão exibidos na plataforma exclusiva CineHumbertoMauroMAIS e em mostras gratuitas e presenciais no Cine Humberto Mauro. Os dez listados como suplentes receberão certificado de menção honrosa e, caso seja de interesse do proponente, também poderão ser exibidos na mostra. 

Clique aqui para conhecer os 20 curtas selecionados e os suplentes.