Documentos históricos furtados são entregues ao Arquivo Público Mineiro

  • ícone de compartilhamento

Arquivo Público Mineiro (APM) recebe, nesta terça-feira (13/7), às 15h, uma série de documentos históricos furtados. Os títulos estavam sendo leiloados em São Paulo, no fim de abril, quando foram apreendidos. Acredita-se que são referentes à Revolta da Fumaça, também conhecida como Sedição de Vila Rica, de 1833, e foram expedidos pela então Presidência da Província de Minas Gerais para a Vila de Lavras durante a revolta.

Agora, os documentos passarão por análise para que seja confirmada a origem. Após verificada a autenticidade por técnicos do APM, os títulos serão destinados à Câmara Municipal de Lavras. 

A ação é um desdobramento da Operação Páginas Históricas, coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que tem contado com o apoio do Arquivo Público Mineiro na identificação de documentos públicos que estejam sendo comercializados.

Participam da cerimônia de entrega na sede do APM, em Belo Horizonte, na Avenida João Pinheiro, 372, a diretora do instituição, Luciane Andrade Resende; a equipe técnica do arquivo; o coordenador das promotorias de Proteção do Patrimônio Cultural, o promotor Marcelo de Azevedo Maffra; além de técnicos do Ministério Público.