Educação ambiental em pauta no interior de Minas     

  • ícone de compartilhamento

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promoveu, no fim de outubro e início de novembro, nos municípios de Araxá, Carneirinho e São Gonçalo do Abaeté, oficinas de educação ambiental com estudantes e moradores das mais variadas idades. A proposta é formar cidadãos ecologicamente conscientes.   

As palestras tiveram início em Carneirinho. Equipes socioambiental e operacional da Copasa explicaram aos 32 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bom Sucesso, como é feito o tratamento da água na cidade. Falaram também sobre a importância de utilizar esse bem essencial à vida com consciência e sobre como cuidar dos recursos naturais hoje contribui para que as gerações futuras também tenham acesso a eles.   

Programa Chuá   

O Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental foi desenvolvido há mais de 30 anos pela Copasa, com a proposta de levar os estudantes para conhecer as Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) dos municípios, e, assim, evidenciar a importância do saneamento básico. Mais tarde, abriu as portas também para a população em geral.   

O programa visa à sensibilização e à conscientização das comunidades pertencentes às microbacias dos municípios que o integram, levando informações e conhecimento sobre a relação entre a saúde, o saneamento e o meio ambiente.  

Atualmente, o Programa Chuá é custeado pelo Pró-Mananciais, que foi criado em 2017 para proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.  

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.   

Agenda ESG e ODS  

Os programas Chuá e Pró-Mananciais integram a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além dos dez princípios do Pacto Global.   

O Chuá Socioambiental está associado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento. Já o Pró-Mananciais integra os ODS 6, 13 e 15, na promoção da proteção, da preservação e da recuperação de microbacias hidrográficas e de áreas de recarga dos aquíferos utilizados pela Copasa para o abastecimento público, bem como a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.