Educação mineira premia importantes pares  

  • ícone de compartilhamento

Crédito: SEE/MG / Divulgação

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) homenageou profissionais que, por meio de ações efetivas, impactaram o ensino em Minas Gerais. Nesta primeira edição do Prêmio Heley de Abreu, seis medalhas foram entregues em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Belo Horizonte, na sexta-feira (25/11). 

Cinco medalhas foram entregues a indicados dos Conselheiros do CEE e uma - a medalha de honra alusiva ao mérito - entregue a Luiz Carlos Batista, viúvo da professora Heley de Abreu Silva Batista.

O  secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Braga, fizeram  a entrega. “É uma honra participar desta premiação. Para a minha família, para nós, é uma satisfação imensa ver esse reconhecimento por parte dos representantes da Educação, o carinho, o respeito, a dedicação para com o nome da minha esposa. Vejo como um exemplo que deve ser seguido por todos os educadores”, disse o viúvo de Heley, Luiz Carlos Batista.

Uma das professoras indicada pela plenária do CEE, Enilda Costa Fagundes, dedica-se ao ensino público, atuando desde a educação primária até em serviço na Superintendência Regional de Ensino e na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Atualmente, está em exercício no Conselho Estadual de Educação, contribuindo com o aperfeiçoamento do sistema de ensino. 

“Para mim foi uma grande surpresa e uma grande honra merecer essa premiação que carrega o nome da professora Heley de Abreu, que foi uma verdadeira heroína. Em função do magistério, ela dedicou a vida em salvar os alunos. Esse prêmio tem uma expressão enorme pelo exemplo que ela deixou, dedicação, responsabilidade e respeito pelas crianças. O magistério é uma verdadeira vocação”, disse a professora Enilda. 

Também participaram a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria; a diretora da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Naila Garcia Mourthé; o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Antônio Alvimar Souza; a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), professora Lavínia Rosa Rodrigues; e a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Professora Jussara Carvalho Guimarães.

A lista completa com os nomes de todos os profissionais homenageados e respectivo histórico na Educação pode ser acessada neste link

Professora heroína

A premiação leva o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, que em um ato heróico impediu a morte de diversas crianças numa creche em Janaúba, no Norte de Minas, após um incêndio criminoso em 2017. A educadora, infelizmente, morreu tentando salvar as crianças, mas sua determinação e bravura reverberam para toda a sociedade.