Em Monte Verde, Secult e PMMG iniciam a implantação da Rede Integrada de Proteção ao Turismo

  • ícone de compartilhamento

Monte Verde, distrito de Camanducaia, acaba de implantar a Rede Integrada de Proteção ao Turismo, iniciativa do Governo de Minas – por meio de parceria entre Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) - para promover segurança pública, cultura e turismo junto aos municípios mineiros. A solenidade, nesta sexta-feira (17/9), reuniu gestores públicos, empresários e comunidade local. Em Monte Verde, a inauguração contou também com a parceria da Prefeitura Municipal de Camanducaia.

A agenda em Monte Verde também contou com um encontro com prefeitos e secretários do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas. Na ocasião, a subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, apresentou aos gestores públicos os novos investimentos oriundos do programa Reviva Turismo, iniciativa do Estado para potencializar a retomada gradual das atividades turísticas no estado.  Serão mais R$ 25 milhões para o desenvolvimento turístico das cidades mineiras por meio de uma série de ações baseadas nos eixos estratégicos de biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais.

 “Nenhum setor é capaz de gerar tantos postos de trabalho como o turismo. Com o Programa Reviva Turismo, da Secult, já contribuímos para a geração de 5 mil empregos em dois meses e a meta e chegar a 100 mil novos empregos até 2022. A partir dessa parceria com a PMMG, juntamos a este projeto a expertise da corporação na promoção e manutenção da segurança, não só para os habitantes das cidades mineiras, como também para aqueles que as visitam, fazendo com que o turista que chega ao estado se sinta mais seguro”, destaca o secretário de Cultura e Turismo do Estado, Leônidas Oliveira, que participou da cerimônia. Na ocasião, o secretário e o comandante-geral da PM, Rodrigo Sousa Rodrigues, foram homenageados pela prefeitura municipal.

Rede integrada

As localidades interessadas em fazer parte da Rede Integrada de Proteção ao Turismo podem se inscrever até o dia 8/10. Todas as instruções sobre o processo de inscrição estão contidas em uma cartilha, que pode ser obtida aqui.

Para solicitar a implantação de uma Rede, a localidade deve cumprir alguns critérios: ser um destino turístico; integrar a Política de Regionalização da Secult; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo; estar cadastrada na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

A PMMG também estabelece algumas ações que precisam ser seguidas pelos municípios e comunidades para que participem da Rede: mobilização social local; cadastro dos integrantes da Rede junto à PMMG; participação ativa nas reuniões periódicas da Rede; adesão ao projeto “Cidade Limpa, Comunidade Ativa”.

Para melhor avaliar a necessidade de criação de uma rede, além das estratégias mais adequadas a serem adotadas em determinado local, a Secult e a PMMG irão utilizar informações presentes na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas em uma live promovida pela Secult, disponível neste link.