Em parceria com UEMG, Sedese capacita Rede Sine para atender pessoas com deficiência auditiva
Com intuito de melhorar os serviços para os mineiros com deficiência auditiva, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), ofereceu o Curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos coordenadores e atendentes das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na modalidade de Ensino a Distância (EaD), em junho deste ano, com carga horária de 60 horas. O curso foi desenvolvido e coordenado pela UEMG, contou com 79 inscritos de 30 unidades do Sine e da Central de Vagas-BH e foi dividido em cinco unidades englobando a história, cultura, conceitos e vocabulário em Libras.
A partir do conhecimento adquirido, os atendentes e coordenadores podem realizar um atendimento de qualidade, possibilitando que deficientes auditivos tenham acesso a serviços como vagas de empregos e requerimento de seguro-desemprego.
“Pensando em abarcar as diversas unidades Sine existentes em Minas Gerais, ofertamos o curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma AVA/Moodle da própria UEMG”, explica Júlia Vilas, da Diretoria de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Sedese.
Os participantes eram colaboradores das unidades Sine de Araguari, Arinos, Barroso, Bocaiúva, Buritizeiro, Campo Belo, Coração de Jesus, Cataguases, Cláudio, Dores do Indaiá, Elói Mendes, Frutal, Itabira, Itabirito, Iturama, Januária, Lagoa Santa, Luz, Matozinhos, Nanuque, Nova Lima, Ouro Preto, Paraopeba, Sacramento, Santo Antônio do Monte, São João do Paraíso, Timóteo, Três Marias, Unaí, Vespasiano e BH Central de Vagas.
“Acreditamos que o curso tenha sido de grande valia tanto para os colaboradores do Sine - visto que o conhecimento em libras é necessário para a realização das tarefas profissionais cotidianas - quanto para o usuário com deficiência auditiva que, ao procurar a unidade, conta com o atendimento especializado e integração social”, complementa.
*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.