Emater-MG ajuda em uso e ocupação sustentáveis de áreas do município de Ressaquinha
Um estudo desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), de caracterização integrada do meio físico de Ressaquinha, irá ajudar no planejamento e no monitoramento do uso e da ocupação sustentável de áreas do município, na região Central de Minas Gerais. O trabalho permitiu identificar as atividades agropecuárias mais viáveis para a cidade.
Ressaquinha está inserida em duas bacias hidrográficas. A região Nordeste do município faz parte da bacia do Rio Doce. Já o restante da área fica na bacia do Rio Grande.
De acordo com o técnico da Emater-MG, Felipe Fonseca de Oliveira, o estudo será um instrumento fundamental para o serviço de assistência técnica e extensão rural no município. Segundo ele, o objetivo foi “estabelecer correlações das unidades de paisagens identificadas com as condições desejáveis para atividades agrossilvipastoris e outras modalidades de usos e ocupações”.
O técnico explica que a identificação das unidades de paisagem levou em consideração a especificidade local, como componentes dos meios físicos (geologia, hidrologia, relevo e solos), meio biótico (vegetação nativa) e meio socioeconômico.
Unidades de paisagens
Foram identificadas as seguintes unidades de paisagens: colinas de topo alongado, vale encaixado, colinas convexas, rampas coluviais, planície fluvial, terraço fluvial. A partir delas também foram identificadas as atividades agropecuárias mais viáveis para o município.
“Nas vertentes convexas e nas rampas coluviais há elevado potencial para fruticultura de clima temperado, além da implantação de pastagens, sobretudo de bovinocultura leiteira. Já nas planícies e terraços fluviais, há espaço para a olericultura - em especial as folhosas”, explica o coordenador da pesquisa, Maurício Fernandes.
Prêmio
A iniciativa no município de Ressaquinha faz parte de um grupo de nove projetos que deu o primeiro lugar à Emater-MG, na categoria Destaque Estadual, na 11ª edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. A premiação é uma referência nacional e homenageia o ambientalista mineiro, falecido em 2008, considerado um dos precursores da consciência ecológica na América Latina.