Emater-MG debate o papel e valorização da mulher nas atividades rurais
Mulheres que empreendem e transformam é o tema do seminário especial promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento on-line receberá especialistas no assunto, agricultoras, e exibirá vídeos com experiências femininas de sucesso no campo. A programação pode ser acompanhada pelo canal da Emater no YouTube, a partir das 13h30, na segunda-feira (8/3).
A presidente da Emater-MG, Luisa Barreto, participa da abertura. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na empresa. “Pesquisas mostram que, em 2013, 10% dos postos de comando em propriedades rurais eram ocupados por mulheres. Em 2017, esse percentual já era de 31%. Um crescimento muito expressivo. Isso garante representatividade e, sobretudo, um caminho natural de uma participação mais igualitária entre mulheres e homens dentro do setor agropecuário”, diz.
Empreendedorismo
Uma das palestras será ministrada pela professora e pesquisadora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora de pós-graduação em Economia Aplicada da instituição, Viviani Silva Lírio. Ela vai falar sobre a importância da mulher no empreendedorismo e na liderança no meio rural brasileiro.
De acordo com a professora, a valorização da mulher nas atividades econômicas passa por uma construção coletiva. “Há milhares de mulheres no meio rural que, diariamente, respondem pela organização e gerenciamento das suas propriedades. Não são colaboradoras apenas. Elas respondem pela gestão, pela condução, pelo sucesso e pelo encaminhamento daquela atividade que, geralmente, responde pelo sustento da família inteira”, afirma Viviani.
Experiência de sucesso
Entre as experiências de sucesso que serão apresentadas está o trabalho desenvolvido por um grupo de mulheres no município de Carlos Chagas, no Vale do Jequitinhonha. Depois de passarem por dificuldades econômicas com a produção e venda de biscoitos, três produtoras conseguiram dar a volta por cima, com a orientação técnica da Emater-MG.
O grupo foi capacitado pelos extensionistas da empresa e, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), conseguiu construir uma agroindústria de biscoitos. Os produtos são vendidos no comércio local e para escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Confira aqui a programação completa do evento.