Emater-MG é finalista de prêmio nacional na área de meio ambiente
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é finalista da 11ª edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, na categoria Destaque Estadual. Esse ano, devido à pandemia de covid-19, o anúncio dos vencedores será feito durante solenidade virtual, no dia 28 de janeiro, às 20h. A transmissão será pelo canal do YouTube da Revista Ecológico, promotora do evento, pelo link www.youtube.com/revistaecologico.
“O Prêmio Hugo Werneck é uma referência nacional, de Minas Gerais para o país. É considerado o 'Oscar da ecologia brasileira', sendo bastante conceituado e prestigiado”, aponta o coordenador técnico estadual de Meio Ambiente da Emater-MG, Ênio Resende. O coordenador já participou de outras solenidades de premiação, quando a empresa pública mineira, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), chegou à final ou foi vencedora.
Segundo o coordenador técnico, praticamente todos os escritórios da Emater-MG, no interior do estado, têm ações na área ambiental. Entre os muitos exemplos de trabalhos voltados para a área de meio ambiente, Resende cita, por exemplo, os projetos de revitalização de sub-bacias hidrográficas.
“Esses são projetos que a gente trabalha há muitos anos. Só na bacia do Rio Francisco, estamos completando 20 anos de trabalhos. A Emater-MG elaborou 200 projetos para 200 municípios, onde tem escritórios. Cerca de 170 municípios tiveram projetos implantados. Lembrando que, em Minas Gerais, 240 municípios pertencem a Bacia do Rio São Francisco”, explicou.
No concurso nacional deste ano, nove projetos da Emater-MG foram inscritos.