Emater-MG emite primeira DAP para agricultor urbano em Belo Horizonte

  • ícone de compartilhamento

Nessa segunda-feira (22/2), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), entregou a primeira Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) a um agricultor da capital. O mais novo produtor familiar reconhecido pelo documento é Dionísio Dias Garcia. Ele trabalha na horta do bairro Vila Pinho, desde 2009.

A horta, localizada em um dos principais pólos industriais do Barreiro é cultivada em um terreno de cerca de 10 mil metros quadrados concedido pela PBH. Nela, trabalham 16 famílias de agricultores urbanos, de forma organizada e assistida pela Emater-MG. 

Cerca de 200 mil molhos por ano de diversas hortaliças são produzidas no espaço, que tem alface, couve, alho-poró, cebolinha, salsinha, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), algumas frutíferas e muitas ervas medicinais. O local, que antes atraia violência para região, hoje promove saúde. 

Fonte de renda

"Antes o espaço era utilizado pelo crime organizado, então, a comunidade resolveu ocupar a área com o cultivo. O objetivo inicial era a subsistência, mas, com o tempo, o pessoal viu a possibilidade de ter uma renda exclusiva aqui da horta. A Emater-MG e a prefeitura trabalham em parceria desde o início, dando o apoio para os agricultores produzirem e venderem suas mercadorias”, conta a técnica da empresa pública mineira, Elenice Lamounier, que orienta os agricultores para uma produção sustentável e agroecológica desde 2003.

Quem levou Dionísio Dias para a atividade na horta comunitária foi sua esposa, Raquel de Jesus Vasconcelos, que está no projeto desde o início. O marido, que era pedreiro, largou os tijolos para pôr a mão na terra e cuidar das plantas. “Vi que era viável trabalhar com produtos agroecológicos e tive o apoio da prefeitura e da Emater-MG. Vivo exclusivamente do trabalho na horta. Além de tirar o meu salário, é uma terapia e me ajuda muito com a saúde também, porque os produtos são naturais e o contato com a terra é muito bom”, diz. 

DAP

A DAP, emitida pela Emater-MG, é um documento muito importante para os agricultores. Com ela é possível ter acesso a várias políticas públicas. “As hortas urbanas abrem possibilidades reais de ampliação de renda para as famílias, garantem segurança alimentar e ainda contribuem enormemente para o meio ambiente. A DAP permite o acesso às políticas públicas e ao crédito rural, que é tão importante para as atividades produtivas”, reforça a diretora-presidente da Emater-MG, Luisa Barreto.