Emater-MG fica em 2º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio 

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) ficou na segunda posição, na categoria “Serviços Agropecuários”, no 16º Prêmio Melhores do Agronegócio, tradicional premiação do agro brasileiro. A empresa, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é reconhecida por suas ações técnicas junto ao homem do campo, com objetivo de aumentar a produção, agregar valor e qualidade aos produtos rurais de Minas Gerais.

A premiação é feita com base em dados, relativos ao exercício de 2019, pesquisados pela Serasa Experian, que leva em conta critérios econômicos como receita líquida, rentabilidade, giro do ativo e margem líquida, entre outros.

A Emater-MG também está no ranking das 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro, listadas pela Revista Exame, ocupando o 358º lugar. Juntas, estas empresas obtiveram quase US$ 226 bilhões em receita e lucraram US$ 5,7 bilhões, conforme a publicação.

Atuação

A Emater-MG está presente em 798 municípios, o que representa 93% de cobertura em Minas Gerais, uma das maiores capilaridades dentre as instituições do Estado. Isto é possível, principalmente, pela atuação em rede com parceiros, entre eles as prefeituras municipais.

São mais de 1,6 milhão de atendimentos no ano de 2020, em inúmeras ações, priorizando a agricultura familiar. Os atendimentos abrangem também público urbano, povos e comunidades tradicionais, além de produtores rurais e agricultores familiares.