Emater-MG presta assistência a jovens rurais para se manterem no campo
Em Minas Gerais, a Emater-MG tem desenvolvido diversas ações de apoio a jovens rurais, por meio de iniciativas em parceria com outras instituições, como o Projeto Dom Helder e o Plano Brasil Sem Miséria. No total, 1.613 pessoas são atendidas e incluídas nas políticas públicas para incentivar a agricultura familiar entre os moradores do estado.
“Além de dar visibilidade à agricultura familiar, essas políticas capacitam e qualificam esses jovens para atividades produtivas, gestão de projetos, formação cidadã e garantia de geração de renda”, ressalta a coordenadora estadual de Metodologia de Extensão Rural da Emater-MG, Helena Silva.
A coordenadora lembra que a permanência dos jovens no campo garante a sucessão na agricultura familiar. “É com a juventude rural que se espera a consolidação da inovação no campo, com a utilização de tecnologias e ferramentas digitais de gestão nas propriedades, além de garantir a produção de alimentos para a sociedade”, observa.
Pecuária leiteira
Diferentemente de muitos jovens rurais, Dueslei Pereira Mendes, desde adolescente, pensava em trabalhar na pecuária leiteira. Morador do município de Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, há cinco anos, iniciou a atividade. De lá para cá, teve de superar muitos desafios e contou com as orientações técnicas da Emater-MG.
O pecuarista começou com um rebanho de seis vacas. Segundo ele, os animais eram de qualidade inferior e, por isso, produziam pouco. Orientado pelos extensionistas da Emater-MG, Dueslei conseguiu melhorar o manejo do gado e participar do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal. Para viabilizar o acesso aos recursos financeiros e a execução dos projetos, o programa também conta com a parceria da empresa mineira vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O jovem pecuarista também foi beneficiado pelo Projeto Dom Helder Câmara, que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável, e conta com parceria da Emater-MG e do governo federal. Além disso, Dueslei também obteve recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com assistência técnica da empresa de extensão mineira. Com o financiamento pelo Pronaf, o produtor adquiriu 15 vacas com melhor padrão genético para aumentar a produção de leite da propriedade, comercializada no próprio do município.