Emater-MG recebe prêmio Melhores do Agronegócio 2021
A Emater-MG recebeu, nessa terça-feira (30/11), o prêmio Melhores do Agronegócio 2021, concedido pela revista Globo Rural e pela Editora Globo, na categoria Serviços Agropecuários. A premiação é feita com base em dados coletados pela Serasa Experian relativos ao exercício de 2020. As empresas participantes são avaliadas por desempenho e gestão. São listadas as maiores em mais de 20 segmentos do agronegócio.
A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo e transmitida ao vivo por todas as plataformas digitais da Globo Rural. A Emater-MG foi representada no evento pelo diretor-presidente da empresa, Otávio Maia, que participou de forma on-line.
“A Emater-MG tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável, por meio da assistência técnica e da extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade mineira. É uma empresa pioneira no setor, com 73 anos de história, de caminhada junto ao produtor rural. Hoje, estamos em 806 municípios de Minas Gerais, por meio de convênio com as prefeituras. Atendemos, aproximadamente, 350 mil produtores rurais por ano. Estamos muito honrados. O nosso foco são os agricultores familiares e eles também estão de parabéns por este prêmio”, declarou Otávio Maia.
Em 2020, a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), conquistou o segundo lugar, também na categoria Serviços Agropecuários.
Análise das empresas
A análise das empresas atuantes no setor do agronegócio é feita com base nos questionários e nas demonstrações contábeis enviadas à Serasa Experian, como também nas demonstrações contábeis divulgadas no mercado. A avaliação ainda leva em consideração resultados e aspectos sobre responsabilidade socioambiental.
As empresas são classificadas segundo sua atividade principal. Em 2021 foram mais de 20 segmentos analisados: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas, Flores e Hortaliças; Indústria de Café; Indústria de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel, Celulose e Reflorestamento; Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes; Orgânicos; Pescados e Serviços Agropecuários.
A análise com base nos índices financeiros tem peso de 70% na nota final, e o índice de responsabilidade socioambiental de 30%. Em 2020, mais de 600 companhias abriram seus balanços financeiros e responderam aos questionários. Um dos grandes destaques deste ano é o faturamento líquido das 500 maiores companhias participantes da pesquisa. Pela primeira vez, a cifra superou R$ 1 trilhão, 18% acima do resultado obtido no ano anterior.
"A evolução desse valor mostra, mais uma vez, a força e a capacidade do setor para se adaptar, inovar, e sobretudo, resistir à mais inesperada crise que o mundo viveu neste século. Mesmo durante a pandemia de covid-19, com isolamento social e paralisação do comércio, a cadeia produtiva manteve-se firme, criou novos protocolos, garantiu o abastecimento interno e ainda aumentou significativamente as vendas de diversos produtos para os mercados mais exigentes", resume o editor-chefe da Globo Rural, Cassiano Ribeiro.