Encontro de Inovação apresenta soluções tecnológicas para o setor minerário

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas concluiu, nesta sexta-feira (2/10), o #VemPraMinas - Encontro de Inovação voltado para o setor de mineração. Durante três dias, a iniciativa estimulou interação entre o setor produtivo e as instituições de ciência e tecnologia do estado, além de dar visibilidade ao conhecimento produzido em Minas.

Os projetos inovadores selecionados irão auxiliar nos processos do setor de mineração, por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos ou negócios. Todos eles já possuem requisição de proteção intelectual (patente) perante os órgãos competentes no Brasil e/ou no exterior.

Oportunidades

O encontro, que aconteceu de forma virtual pela primeira vez, por conta do contexto da pandemia de covid-19, foi realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exteriro de Minas Gerais (Indi). Em reuniões conjuntas, foram apresentadas tecnologias voltadas para o segmento, com cada pesquisador expondo, de maneira resumida, as principais características do seu produto, vantagens relativas à sua aplicação e modelo de negócios.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Mascarenhas, ressaltou a importância do evento, realizado no estado desde 2008. A mediação ficou por conta da diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Marina Dutra.

"O setor de mineração foi escolhido para inaugurar a nova etapa do projeto devido a sua importância e representatividade para o estado”, destaca a diretora. “Acredito que as tecnologias apresentadas demonstraram a força de Minas. Nossa expectativa é que o evento tenha servido como ponto de partida para a construção de relacionamentos produtivos entre a academia e o mercado", completa.

Interessados em saber mais sobre as tecnologias apresentadas podem solicitar informações pelo e-mail encontro@desenvolvimento.mg.gov.br. A equipe da Sede se coloca à disposição para articular e agendar reuniões privadas entre empresas e pesquisadores, onde poderão ser discutidas parcerias e investimentos.