Encontro reúne diretores de unidades prisionais em Brasília
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), realiza, até sexta-feira (26/4), na capital federal, o 1º Encontro de Diretores de Unidades Prisionais. O evento conta com representantes de unidades prisionais de todo o país, com objetivo de propiciar o intercâmbio de boas práticas, além do compartilhamento de informações sobre o sistema penitenciário.

O diretor-geral do Depen, Fabiano Bordignon, destaca que o encontro busca focar na liderança e formação dos diretores dos estabelecimentos prisionais, figuras decisivas para a execução penal. “Os diretores são agentes protagonistas das esperadas mudanças no Sistema Prisional Brasileiro, com foco na retomada do controle e disciplina nas unidades prisionais e também da ressocialização pelo trabalho e estudo”, afirmou Bordginon, na abertura do evento.
O secretário de Estado de Administração Prisional, general Mario Araujo, conversou com os diretores de Minas Gerais, durante o encontro. Na ocasião, destacou a importância da ação para a troca de informações, além de ressaltar o trabalho que vem sendo realizado pelos diretores do sistema prisional mineiro, mesmo diante das dificuldades.
Para o subsecretário de Segurança Prisional, Rodrigo Machado, estar no primeiro encontro juntamente com diretores do sistema prisional mineiro é de suma importância para que Minas Gerais continue aprimorando as suas práticas prisionais. “A integração que ocorre com outras unidades da federação é essencial para a melhoria da nossa realidade. Este contato com outros colegas nos permite viabilizar visitas futuras a outros estados para que possamos ver, na prática, as suas boas ações logísticas e operacionais e, posteriormente, quando possível, aplicá-las em Minas também”, disse Machado.
Esta é a primeira vez que o departamento penitenciário realiza um evento como este. A expectativa é que até 2020, ocorram mais quatro encontros.
Representando Minas Gerais, participam do evento: o subsecretário de Segurança Prisional da Seap, Rodrigo Machado; o diretor do Presídio Professor Jacy de Assis, Luciano Evangelista Cunha; o diretor do Presídio Regional de Montes Claros, Pedro Maia; o diretor do Presídio de Itajubá, Rodney Dantas; o diretor da Penitenciária Agostinho de Oliveira Junior, Paulo Henrique Pereira; o diretor do Presídio de Paracatu, José Cláudio Pereira, e a diretora do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, Juliana Camargo.