Enfrentamento da violência contra a mulher chega a TVs de ônibus em BH
A campanha de enfrentamento da violência contra a mulher “O silêncio também mata. Não se cale. Denuncie.”, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em parceria com a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, conta com mais um aliado. A iniciativa de sensibilização e conscientização sobre a gravidade dos crimes no ambiente doméstico e familiar passou a ser transmitida em 560 telas instaladas em ônibus do transporte público da capital.
O objetivo é encorajar as mulheres que estão em situação de violência a romperem com o silêncio, além de incentivar a denúncia por qualquer pessoa que presencie algum fato dessa natureza. Para tanto, a campanha informa os canais de denúncia, como o Disque 180, e divulga o aplicativo MG Mulher, que permite a criação de uma rede de contatos para a usuária acionar em situação de perigo, reúne endereços e telefones de unidades policiais e instituições de apoio, e ainda disponibiliza diversos conteúdos sobre o tema.
“A violência contra a mulher apresenta-se como problema de saúde pública global, complexo, de raízes sociais profundas, arraigadas em concepções de submissão e de dominação das mulheres. Para obtermos avanços sólidos nesta luta de equidade de gênero, é imprescindível que toda sociedade civil participe de forma cooperativa com a rede”, afirma a delegada Ana Paula Balbino, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Belo Horizonte.
Abrangência
Segundo a delegada, também é parte da estratégia explorar novos territórios para provocar a reflexão acerca da temática. “A campanha, desta forma, visa cada vez mais conscientizar a todos da necessidade da atuação conjunta no enfrentamento à violência contra a mulher, para alcançar locais em que, anteriormente, tais questões não eram comumente abordadas”, assinala.
Com o slogan “Vamos todos juntos pelo fim da violência contra a mulher”, a campanha, que passa a fazer parte da programação oferecida aos usuários dos coletivos, também circula em vias da capital, desde o fim do ano passado, por meio de mensagem na parte externa de 20 ônibus (backbus). O futebol de Minas Gerais é outro parceiro, fazendo a divulgação em estádios, além do apoio de clubes mineiros e de jogadores. O Governo do Estado também apoia a iniciativa.