Epamig debate agricultura 4.0 e inteligência artificial
A partir de 17/10, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove programação especial para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, em 2020, tem o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”. Integram a ação virtual bate-papos, palestras para estudantes de nível fundamental, médio e universitários e uma série especial de vídeos.
Entre os dias 17 e 24/10, o Epamig nas Escolas – Ciência Itinerante promove palestras sobre inteligência artificial, com conteúdos distintos para alunos do ensino fundamental 2, do ensino médio e universitários. Os estudantes receberão certificado de participação. Ainda há possibilidade para inclusão de escolas, por meio de contato pelo e-mail: waniaepamig@yahoo.com.br.
Conteúdo
A agricultura 4.0 abrange um conjunto de tecnologias digitais integradas por meio de softwares e equipamentos, capazes de contribuir para a melhoria da produção agrícola e que podem ser empregadas na rastreabilidade de alimentos, selo verde e social, biotecnologias, indicação de cultivares em função de solo, clima, épocas de plantio, comercialização do produto, etc. A agricultura digital adota softwares, sensores, comunicação entre máquinas, nuvem de dados, técnicas de análise de informação geoespacial, modelos matemáticos multivariados e modelos de inteligência artificial, que servirão de base para a tomada de decisões.
Já a inteligência artificial é utilizada para “ensinar” o sistema a tomar decisões baseadas nos comportamentos da planta e do solo, em diferentes momentos. Essas tecnologias permitem coletar e analisar dados do clima, do solo e da lavoura, interpretar e informar as diferentes ocorrências relacionadas à cultura em curto espaço de tempo.
Confira mais informações no site da Epamig.