Epamig divulga programação de simpósio sobre a palma forrageira

  • ícone de compartilhamento

A programação do 1º Simpósio Mineiro sobre a Cultura da Palma Forrageira (SimpaIma), evento técnico-científico que integra o 2º Palmatech, já está definida. As inscrições para os painéis temáticos do evento promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) já podem ser feitas pelo neste link

O Palmatech está previsto para os dias 20 a 24/9/2021. O Simpalma será entre 20 e 22/9, em formato digital, às 19h. “Contaremos com palestras de profissionais de reconhecida atuação na cultura da palma. Poderemos acompanhar relatos de experiências práticas no manejo da cultura em diferentes regiões do semiárido brasileiro”, destaca a pesquisadora da Epamig e integrante da Comissão Organizadora do Palmatech, Polyanna Oliveira.

O primeiro painel tem o tema “Manejo e utilização da palma para produção de leite no semiárido”. Os palestrantes serão José Thyago Aires Souza, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Sérgio Luiz Rodrigues Donato, do Instituto Federal Baiano.

“Adaptação da palma forrageira em diferentes regiões” é o assunto do segundo dia, que conta com as palestras “Zoneamento Agrícola de Risco Climático e manejo para a palma forrageira com base em informações agrometeorológicas”, de Thieres George da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e “Comportamento de genótipos de palma forrageira no Norte de Minas Gerais”, ministrada pela pesquisadora da Epamig, Leidy Rufino. 

O painel do terceiro dia será sobre “Como reduzir o uso da mão de obra no cultivo da palma forrageira”. Os temas “Pastejo Rotacionado” e “Colheita Mecanizada da Palma forrageira”, serão apresentados pelo zootecnista Luciano Santos Almeida e pelo engenheiro agrônomo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), José Aildo Sabino de Oliveira Júnior. 

Hackathon

Durante os três dias do Simpalma também serão apresentados outros trabalhos sobre a cultura da palma forrageira ou de outras forrageiras adaptadas ao semiárido. O 2º Palmatech também terá um hackathon com foco em inovações para a mecanização da atividade.

O Palmatech 2021 será realizado conjuntamente pela Epamig, pela Faemg e pela Faculdade do Vale do Gorutuba (Favag), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Senar, do Sebrae, dentre outras instituições.