Epamig recebe novo veículo para auxiliar nos trabalhos de repovoamento de peixes em rios de Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

O Campo Experimental de Leopoldina, ligado à Unidade Sudeste da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), receberá um novo veículo que auxiliará pesquisadores e técnicos em projetos de peixamento das bacias do Rio Pomba e do Rio Doce. A caminhonete foi adquirida com recursos aportados via emenda parlamentar estadual.

Pedro Veras / Epamig

Desde 2011, a Epamig vem realizando trabalhos de repovoamento de populações de peixes em rios de Minas Gerais que tenham sido afetados, por exemplo, pela presença de hidrelétricas e despejo de poluentes, dentre outras ações humanas.

“Compreendemos ser função das pesquisas da Epamig cuidar e ajudar na manutenção das espécies de peixes do nosso estado, por isso temos trabalhado num projeto, ainda não aprovado por órgãos de fomento, chamado ‘Peixe no Rio’. É um projeto que visa manter um banco genético vivo de espécies nativas de Minas Gerais. Já temos materiais genéticos guardados de algumas espécies da Bacia do Rio Pomba e estamos trabalhando uma parceria com o setor privado para atender uma demanda de peixamento futuro, para a Bacia do Rio Doce”, conta Alexmiliano Vogel de Oliveira, pesquisador da Epamig Sudeste e responsável pelos trabalhos de repovoamento de peixes.

O banco genético da Epamig é composto por espécies vivas de peixes nativos da Bacia do Rio Pomba, capturadas e levadas até o setor de piscicultura do Campo Experimental de Leopoldina. Lá, elas são cultivadas em viveiros escavados, onde são utilizadas para pesquisas, aulas acadêmicas, treinamentos e reprodução. Os alevinos são destinados ao repovoamento dos rios.

Dentre as espécies trabalhadas pelos pesquisadores estão a Curimba (Prochilodus lineatus), chamada de “papa-terra”, Curimba do Paraíba do Sul (Prochilodus vimboides), conhecida como “Grumatã”, o Lambari (Astyanax sp.) e a Traíra (Hoplias malabaricus).

O novo veículo, adquirido com recursos de emenda parlamentar, auxiliará nos trabalhos de peixamento, proporcionando um deslocamento mais seguro, ágil e eficiente das caixas de transporte de peixes vivos.

“Possuímos tanques de transportes com capacidade de 450 a 1.000 litros, podendo realizar o transporte de até 300 mil alevinos de uma só vez. Antes usávamos uma estrutura que dependia de um caminhão inteiro para transportar um único tanque, o que gerava um processo mais lento e de custo elevado. Com a aquisição desta caminhonete, vamos aumentar a velocidade com que esses peixes chegam ao local de soltura. Isso é muito importante, principalmente, para a qualidade dos exemplares que vamos reintroduzir na natureza. Os peixes chegarão mais resistentes e terão uma sobrevida muito maior, pelo fato do tempo gasto na viagem ser reduzido. Então esse veículo tornará todo esse processo mais eficiente e simples, melhorando nossa infraestrutura e fortalecendo o trabalho que a Epamig vem fazendo, que é de zelar pela ictiofauna de Minas Gerais”, conclui o pesquisador da Epamig Sudeste.

Emendas parlamentares

Desde 2019, o orçamento de emendas parlamentares estaduais é impositivo e a Epamig tem trabalhado na elaboração de portfólio com propostas aos deputados. Entre as ações já executadas estão demandas dos programas estaduais de Pesquisa em Agroecologia, Bovinocultura, Flores, Hortaliças e Plantas Medicinais, Leite e Derivados, além de melhorias estruturais no prédio Sede da Empresa, em Belo Horizonte.