Epamig resgata cultivar de arroz de várzeas para o Leste de Minas

  • ícone de compartilhamento

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) começou no Campo Experimental de Leopoldina, um trabalho para a purificação da cultivar de arroz de várzeas IR 841 em 2017. A demanda surgiu de produtores da região Leste de Minas, em especial da microrregião que abrange os municípios de Pocrane, Mutum, Ipanema, Lajinha, Aimorés e Resplendor, onde o plantio existe há décadas, sem renovação das fontes de sementes, o que compromete a pureza e a sanidade dos grãos.

Após duas safras de multiplicação e a purificação genética, a Epamig disponibilizou, no biênio 2020/2021, 500 quilos da IR 841 aos produtores interessados em promover o resgate do cultivo no Leste de Minas. O oferecimento das sementes teve apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e das prefeituras de municípios da região. 

“No segundo semestre de 2020, a Emater-MG de Pocrane realizou um cadastro dos produtores interessados no cultivo. A demanda foi superior ao quantitativo das sementes disponíveis para plantio, por isso foi feita uma seleção dos que seriam contemplados naquele primeiro momento. Ficou acordado que eles seriam os multiplicadores da ação, priorizando a venda das suas sementes aos produtores cadastrados ainda não atendidos”, explica o coordenador do projeto, Plínio César Soares.

As novas lavouras se encontram na fase de enchimento de grãos e maturação e vêm sendo acompanhadas por técnicos da Emater-MG.

Características

De acordo com o pesquisador, os grãos ficam soltos e macios após o cozimento, e o sabor aromático remete à batata. Outras vantagens são a resistência moderada à brusone e a boa resposta à adubação nitrogenada.

Minas Gerais possui, atualmente, 12 mil hectares de área cultivada de arroz (sequeiro, várzea úmida e irrigado), com produtividade média de 2,5 mil quilos por hectare. Um dos principais fatores que contribuem para o aumento da produtividade e da produção é o emprego de cultivares melhoradas, adaptadas a cada modalidade.

Iniciado em 1975, o Programa de Melhoramento Genético de Arroz de Várzeas em Minas Gerais, desenvolvido pelo consórcio Epamig, Embrapa Arroz e Feijão e Universidade Federal de Lavras (Ufla), já lançou 17 cultivares. Dessas, as mais cultivadas nas várzeas mineiras são Seleta, Predileta, Rubelita e Alterosa. 

As lavouras de várzeas são mais encontradas no Sul de Minas, nas microrregiões de Pouso Alegre, Heliodora, Cristina e Perdões; no Centro-Oeste, nos municípios de Arcos, Iguatama e Pains, e no Vale do Rio Doce, em Pocrane, Mutum, Ipanema, Lajinha e Aimorés. No caso das lavouras de sequeiro, as cultivares de arroz mais plantadas no estado são Caravera, Relâmpago e Carajás.