Escola de laticínios completa 85 anos com aposta em ensino a distância
O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora (MG), completa 85 anos nesta quinta-feira (14/5) com novas propostas para a realidade contemporânea: ensino a distância e o desafio de criar um curso superior na área.
Incorporado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em 1974, o ILTC foi a primeira escola de laticínios da América Latina e até hoje atua na formação de profissionais técnicos em leite e derivados.
História
Como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da indústria de laticínios do Brasil, o instituto introduziu no mercado nacional tecnologias europeias para fabricação de queijos, manteiga e outros produtos lácteos. Hoje, o ILCT integra ensino, pesquisa e indústria, e é referência para mais de 60 países.
A presidente da Epamig, Nilda de Fátima Soares, afirma que há planos para a criação de um curso superior de tecnologias e gestão de laticínios e para a implantação de ensino à distância (EAD) no ILCT. Segundo ela, o objetivo é utilizar novas tecnologias de comunicação para alcançar ainda mais alunos.
"O futuro aponta para as novas tecnologias, e é para lá que vamos caminhar. Quero dizer que o instituto está caminhando a passos largos para uma nova modalidade de ensino, com auxílio de ferramentas de ensino a distância. Temos certeza que faremos um belo trabalho", afirmou Nilda.
Números
A presidente faz questão de destacar os altos índices de empregabilidade em empresas de laticínios dos profissionais formados no ILCT. Desde a fundação, o instituto já formou cerca de 2,3 mil técnicos com forte atuação no mercado de trabalho, tanto em indústrias, quanto em instituições de ensino e pesquisa.
Além disso, o ILCT mantém convênio com 300 empresas para concessão de estágios e bolsas de estudo. Números que, segundo o chefe geral do ILCT, Sebastião Tavares de Rezende, são fruto de reconhecimento. "Formamos profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente.
Também prestamos um valioso apoio ao pequeno produtor que atua na área de processamento de leite e derivados. Projetamos um futuro promissor para o ILCT, preparado para os avanços da indústria 4.0", enfatiza Sebastião.
As comemorações também envolvem disponibilidade de conteúdo on-line em plataforma digital para aprendizado sobre o universo dos laticínios laticínios e lançou uma conta oficial no Instagram (https://www.instagram.com/candidotostesoficial/?igshid=wsusnhcdjpqp). Na rede social, o público poderá ver fotos que fazem parte da história do Instituto e se inteirar sobre as novidades da empresa.