Estado apresenta proposta de regionalização do saneamento

  • ícone de compartilhamento

Em mesa redonda realizada durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos nesta semana, a superintendente de Saneamento Básico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Lília de Castro, apresentou a proposta de regionalização do Saneamento Básico em Minas Gerais. O evento contou também com apresentação das experiências dos estados do Espírito Santo e de Goiás e as expectativas de investimentos no setor após a criação das unidades regionais.

 Minas Gerais ainda tem um grande desafio para a universalização do saneamento básico. No diagnóstico apresentado pela superintendente, dos 853 municípios de 44 microrregionais, 535 possuem Planos Municipais de Saneamento. Os dados apresentados mostram que 83% da população total têm acesso à água tratada; 87% possuem acesso à coleta de esgoto e 53% têm acesso a tratamento de esgoto.

Destino adequado

“Com relação à destinação adequada de resíduos sólidos, 338 municípios encaminham os produtos para lixão, sendo que 285 dos 338 têm menos de 20 mil habitantes”, disse Lília. Ela frisou que as cidades menores têm maior dificuldade em encontrar uma solução própria e permanecem em situação inadequada quanto à destinação dos seus resíduos.

Ao todo, 452 municípios já destinam seus resíduos para empreendimentos regularizados, o que corresponde a 53% das cidades mineiras e 71% da população. Isso indica que a maioria da população é atendida por destinação adequada de resíduos. “São 252 municípios que possuem coleta seletiva implementada. Isso demonstra ser preciso melhorar toda a rota tecnológica de resíduos e não focar exclusivamente na destinação final”, frisou.

As expectativas de investimento no setor de saneamento básico com a criação das unidades regionais foram tratadas pelo coordenador Geral de Saneamento do Ministério da Economia, Daniel Narzetti. Para assistir à apresentação na íntegra clique aqui.

Leia mais sobre a regionalização do saneamento  neste endereço.