Estado apresenta Trilha de Aprendizagem sobre pregão eletrônico
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) disponibiliza para avaliação e contribuição dos usuários, até 13/8, a Trilha de Aprendizagem sobre Pregão Eletrônico. Trata-se de um produto do Grupo de Trabalho Capacita Compras, instituído para desenvolver, implantar e monitorar estratégias de desenvolvimento e capacitação em compras públicas para os servidores estaduais.
“A Trilha de Aprendizagem não é um curso. É um espaço que estrutura diversos conteúdos relacionados a um segmento temático, neste caso, o pregão eletrônico. Todos os materiais disponíveis sobre o assunto estão organizados em uma única plataforma para acesso”, explica o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Seplag, Rodrigo Matias.
A iniciativa foi estruturada em resposta aos resultados obtidos por meio do Banco de Talentos em Compras Públicas feito pelo Projeto Centro de Compras Compartilhadas (CCC), que verificou, após a aplicação de um questionário, a necessidade de desenvolvimento dos colaboradores do Estado que atuam na área de compras e o interesse em capacitações na temática. Dos mais de mil participantes, 91,5% demonstraram interesse em participar de qualificações de compras públicas e 47% já participaram de capacitações a cada seis meses, no mínimo.
Resultados
A Trilha de Aprendizagem foi lançada no seminário “5º bate-papo do Projeto CCC”, que buscou reforçar o compromisso e a transparência no desenvolvimento das etapas do Projeto Centro de Compras Compartilhadas. No evento, também foi apresentado o resultado do diálogo sobre materiais e serviços que serão objeto da futura unidade centralizadora de compras do Estado.
A proposta inicial de centralização era de 7.656 materiais e serviços, ficando 1.051 fora do escopo. Após os diálogos, o número passou para 8.193 materiais e serviços centralizados e 537 fora do escopo. “O escopo vai demandar uma atualização constante. Sabemos que teremos uma série de mudanças no futuro, como na organização da administração pública, novos objetos ou inovações tecnológicas”, ressaltou o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Lucas Pedersoli.
O evento foi transmitido e está disponível no canal da Seplag no Youtube.