Estado lança nova política de Tecnologia da Informação
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), está inaugurando uma nova Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O sistema, já apresentado aos gestores, será utilizado por 60 órgãos e entidades do Poder Executivo. A aplicação das novas diretrizes deve começar a ser aplicado ainda neste ano.
Metodologia
O diretor central de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag, Fabrício Salum, explica que a nova política de TIC tem como objetivo melhorar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis e acessíveis, além de proteger e gerenciar a informação com infraestrutura, qualidade e confidencialidade.
A nova política substitui a anterior, de 2015. Outras informações sobre a política podem ser acessadas neste link (http://www.planejamento.mg.gov.br/pagina/gestao-governamental/gestao-de-ti/politica-de-tic).
Benefícios
“A mudança atualiza conceitos e diretrizes para a administração pública e para o público em geral a partir da consolidação de soluções sistêmicas integradas e padronizadas e pelo aprimoramento dos processos de governança”, reforça Salum.
Ele detalha que, entre os benefícios da nova política, estão ações como eliminação de burocracias e simplificação de processos, mudanças que trarão "enorme potencial de economia de recursos públicos ao melhorar a eficiência interna da administração, proporcionando aos órgãos e entidades a elaboração de planos específicos para melhoria da infraestrutura e negócios" .