Estado lança registro digital de fauna aquática
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou, na última semana, o Sistema de Serviços de Cadastros de Registros de Categorias da Fauna Aquática (REC), que digitaliza o procedimento de registro de atividades de aquicultura, comércio e industrialização de pescado e petrechos de pesca, integrado ao Portal Ecossistemas. Os dados dos cadastros de aquicultores registrados na ferramenta também serão compartilhados com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio de acordo de cooperação técnica.
O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destacou a importância do REC para a desburocratização dos processos de registro e cadastramento relacionados ao controle da fauna aquática no estado e lembrou que, nos próximos meses, o sistema deve contemplar também registros relacionados à flora. “Estamos dando um importante passo rumo à plena digitalização dos serviços, o que certamente trará mais celeridade às nossas ações, além de proporcionar mais assertividade e eficiência”, ressaltou.
Neste primeiro módulo do novo sistema, cerca de 18 mil usuários serão beneficiados diretamente pela digitalização dos procedimentos de registro. Ao fim da implementação de todos os módulos previstos, o REC deve alcançar mais de 130 mil usuários em todo o estado.