Estado prepara servidores para captação de recursos
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) capacitou mais de 500 servidores que atuam em 50 órgãos e entidades do Governo de Minas para a elaboração de projetos e a captação de recursos não-reembolsáveis para o Estado. O objetivo da formação "Convênios de Entrada e Instrumentos Congêneres", realizada virtualmente durante a última semana, foi de aprimorar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos.
O seminário foi realizado pela Diretoria Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE) para aprimorar a captação estadual de recursos. A formação tratou de conteúdos relacionados às etapas do processo, como banco de projetos, apresentação de proposta, prestação de contas, entre outras.
“Diante da crise financeira do Estado, agravada com a pandemia de covid-19, e da escassez de recursos, é importante buscarmos, cada vez mais, fontes alternativas de investimento para financiarmos nossas políticas públicas”, destaca o subsecretário de Planejamento e Orçamento da Seplag, Felipe Sousa. Algumas das linhas de captação de recursos apresentadas no seminário foram emendas parlamentares federais e transferências de organizações internacionais.
O evento teve seis palestras, algumas com a participação de mais de 500 pessoas. Além das temáticas de elaboração de projetos e execução de convênios de entrada e instrumentos congêneres, o seminário também tratou sobre a adimplência do Estado de Minas Gerais e o Modelo de Excelência e Gestão (MEG) para recebimento de transferências voluntárias da União.
As palestras estão disponíveis neste link.