Estado promove formação para conselheiros de Saúde
Grupo de 23 profissionais de saúde concluiu, nessa terça-feira (24/5), a primeira edição do curso Formação de Ativadores do Controle Social no SUS em Minas Gerais. A capacitação, resultado de parceria entre a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), teve como objetivo formar ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS).
Como foco da ação, promover, estimular e movimentar as práticas de educação permanente em saúde dentro dos conselhos. Para isso, foram criadas duas ferramentas: uma buscou identificar as principais fragilidades ou problemas que têm afetado a atuação do conselho; a outra, chamada plano de ativação, tentou concretizar ações para superar essas dificuldades.
O programa incluiu quatro aulas remotas e duas atividades. Na última aula, o grupo pôde apresentar e debater planos de ativação e propostas para melhoria do controle social nas respectivas regiões.
Participaram das atividades de conclusão do curso a diretora da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, professores e representantes do Conselho Estadual de Saúde.
A diretora da escola, Mara Tanure, parabenizou os conselheiros pelo interesse em participar do curso e pontuou que a capacitação foi marcada por uma construção coletiva, entre conselheiros e professores. "Entendemos que os conhecimentos trazidos pelos alunos são muito importantes e também essenciais para a construção dos aprendizados”, destacou.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson da Silva, ressaltou a parceria história entre escola e conselho na realização de atividades de capacitação voltadas para conselheiros de saúde e também salientou que a realização do curso cumpriu o desafio de capacitar conselheiros em meio à pandemia de covid-19. Ele adiantou que o objetivo será, após avaliações do curso, ampliar a formação para mais conselheiros do estado.
Sobre o curso
A formação foi voltada para usuários (as), gestores(as) e/ou trabalhadores(as) de saúde que atuam como conselheiros(as) de saúde.
Participaram da primeira edição 23 conselheiras e conselheiros de oito regiões de saúde do estado. As atividades, iniciadas em abril, foram desenvolvidas em carga horária de 20 horas.
A formação integra ações de qualificação de profissionais de saúde do estado, realizadas pela parceria ESP e CES-MG há vários anos.
Os conteúdos da formação incluíram temas como o conceito da Educação Permanente em Saúde (EPS), o papel da participação social, objetivos dos instrumentos de gestão do SUS e como atuar na sua análise, diagnóstico do controle social local, e discussão do papel do ativador de EPS.