Estado promove oficina sobre cuidado em saúde mental

  • ícone de compartilhamento

Mais uma edição da Oficina sobre a Integralidade do Cuidado em Saúde Mental começa nesta terça-feira (20/4), na macrorregião Leste. A ação, promovida pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), busca contribuir para a qualificação dos trabalhadores das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) no desenvolvimento de práticas que favoreçam a integralidade do cuidado em saúde mental.  

A programação do curso livre de qualificação, realizado por ensino remoto em prevenção à covid-19, vai até o dia 6/7, em 12 aulas virtuais. A carga horária é de 54h, sendo 36h ao vivo e 18h de atividades orientadas a distância. Participam da oficina 50 trabalhadores dos diferentes pontos de atenção da RAPS.

As aulas serão realizadas on-line e os materiais didáticos estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ESP-MG. Os estudantes terão todo o suporte da equipe de docentes e da coordenação do curso.

Repercussão

A superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Flávia Carvalho, destaca a importância da realização da atividade. “Neste momento de isolamento, considero essencial abordarmos o cuidado integral em saúde mental, já que uma das facetas da pandemia é agravar o quadro dos pacientes com sofrimento mental”, reforça. 

A diretora de Saúde Mental da SES-MG, Lírica Salluz, ressalta que tanto a teoria quanto a prática precisam estar atreladas à experiência, que possibilita novos olhares sobre a integralidade do cuidado. Já o superintendente da Regional de Valadares, Rômulo Gusmão cita o desafio para o funcionamento da rede de saúde mental, especialmente para o território da macrorregião Leste, que engloba 51 municípios, a maioria de pequeno porte.