Estado promove seminário sobre reabilitação de pacientes pós covid-19
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estão promovendo, desde fevereiro, a série de seminários on-line: "Avaliação da funcionalidade dos usuários do SUS, após infecção pela covid-19". Os eventos são voltados para as realidades clínicas e assistenciais de cada uma das 14 macrorregiões do estado.
Os eventos são de 15 em 15 dias, às sextas-feiras, das 14h às 17h e todas as lives contam com a participação dos médicos Edgar Nunes de Moraes e Fábio Junior Modesto e Silva, ambos do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG, parceiro da ação. A mediação é feita por Roberta Nunes Mourão da Cunha Pereira, que atua na Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência do Estado de Minas Gerais (CASPD), tendo apoio da ESP-MG.
Sempre há participação de profissionais que atuam na macrorregião contemplada, que discutem casos clínicos específicos do território. A cada novo seminário, um perfil distinto de reabilitação de paciente é analisado, a partir do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20), que orienta quanto ao manejo clínico da doença.
O próximo seminário on-line será em 7/5, sobre a macrorregião do Jequitinhonha. Clique aqui para acessar a listagem com a previsão dos encontros. As transmissões são feitas pelo canal da ESP-MG no YouTube.