Estado tem a primeira propriedade rural de tangerina reconhecida pelo Certifica Minas Frutas
O Certifica Minas Frutas, do Governo do Estado, reconheceu, pela primeira vez, uma propriedade rural exclusiva de tangerina ponkan. A Fazenda Ponche Verde, no município de Campanha, no Sul de Minas, tem produção anual de 20 mil caixas do citrus. Com essa certificação, sobe para dez o total de fazendas mineiras dedicadas à fruticultura e contempladas com o selo do programa.
O Certifica Minas Frutas é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e realizado por suas vinculadas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A certificação de propriedades fruticultoras é feita pela Emater-MG, que presta assistência técnica aos produtores inscritos no programa do Estado. Já o IMA fica responsável pela auditoria in loco da fazenda para constatar o cumprimento das normas, realizar entrevistas e checar registros referentes a todas as etapas do processo produtivo.
O objetivo do Programa Certifica Minas é contribuir para que os produtos agropecuários e agroindustriais do estado possam ocupar novos mercados, nacionais e internacionais, de maneira mais competitiva. A certificação garante ao consumidor acesso a um alimento produzido com boas práticas agrícolas, seguindo normas socioambientais e de rastreabilidade.
Para o produtor, significa aumento da renda, agregando valor ao produto no mercado, como defende o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio. “Melhora a gestão, as práticas agronômicas, ambientais, social, trabalhista e oferece segurança alimentar. Além disso, a fruta proveniente de uma propriedade certificada é mais valorizada no mercado por ser um produto diferenciado”, argumenta.
Fruticultura
Minas Gerais se destaca na produção de várias frutas, ocupando o 4º lugar no ranking nacional. São 135 mil hectares de área plantada com total de 2,32 milhões de toneladas.