Estudo investiga microclima em grutas mineiras

  • ícone de compartilhamento

Grutas administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão sendo estudadas por pesquisadores da área ambiental. O objetivo é entender possíveis alterações microclimáticas nos locais, em função do fechamento para uso turístico, após o início do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19.

As análises iniciadas neste mês de junho estão sendo feitas nos Monumentos Naturais Estaduais Gruta Rei do Mato (em Sete Lagoas), e Peter Lund, onde está localizada a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo. Ambas se destacam como importantes locais turísticos e são as duas das unidades de conservação estaduais mais visitadas de Minas Gerais.

As grutas fazem parte da Rota Lund, juntamente com o Parque Estadual do Sumidouro, localizado nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa.

O projeto

O trabalho voluntário é coordenado pela espeleóloga Luciana Alt e envolve outros três pesquisadores. O monitoramento será feito por cinco registradores de dados instalados em cada caverna. Os registradores são equipamentos que realizam a medição da temperatura e umidade relativa do ar.

A pesquisa será realizada pelo período de um ano e os resultados serão divulgados em 2022. O objetivo é ampliar informações sobre reais efeitos e alterações ambientais com a diminuição da atividade de uso público nas grutas. Futuramente, os dados poderão, inclusive, servir de subsídios para ajustes de manejo e gestão do fluxo de visitantes.

Trabalho de pesquisa

O diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, observa que as unidades de conservação tiveram a sua visitação suspensa por força das portarias 40/2020 e 48/2020, publicadas pelo instituto, órgão gestor das unidades de conservação estaduais em Minas Gerais. E, no dia 6/5, foi publicada a Portaria nº 65, que retomou as atividades de pesquisa nas áreas protegidas.

“A portaria que liberou a pesquisa traz um conjunto de recomendações, todas elas baseadas no plano Minas Consciente, que estabelece os parâmetros para o enfrentamento da pandemia de covid-19”, destaca o diretor.